domingo, 5 de agosto de 2007

Ou PAN ou TAM


Pois é pessoal !


Não é novidade pra ninguém que o esporte e as atividades culturais contribuem diretamente para a redução da criminalidade local.


Alguns especialistas acreditam que o preenchimento do tempo potencialmente livre para o crime e o exercício da cidadania modificam a realidade local dos menos favorecidos.

De fato, não é este o ponto ao qual quero debater, e sim o da comunicação de massa versus o poder das mídias sobre o comportamento dos cidadãos.

Lendo à respeito do surgimento e do conceito da comunicação de massa, pude aprender que uma determinada sociedade é capaz de gerar uma série de eventos cujo volume é bem maior do que a capacidade dos meios em comunicar isto. Assim sendo, os meios passam a ser os canais responsáveis pela filtragem e seleção do que a população deve ou não saber.

Assim sendo, não é difícil compreender porque a mídia ocupa o lugar de quarto poder no Brasil. Se, de fato, os poderes executivo, legislativo e judiciário regem o nosso país, é a mídia que rege a nossa cultura e forma de pensar e agir.

Em países onde o conhecimento é privilégio de poucos, a mídia cumpre o papel de formadora de opinião, indica o que devemos comer, vestir, ouvir, etc.
Se ela faz isto, também se dá o direito de ser imparcial, seja na política, seja no esporte, seja no que lhe convém.


Falando nisto, fiquei impressionado com a diminuição drástica da violência praticada no Brasil neste mês de Jogos Pan-americanos.
Quase cheguei a pensar que os traficantes e demais criminosos deviam estar assistindo aos jogos e por isto não cometeram crimes no período.
Também questionei se não estavam fazendo isto para manter a boa imagem do Brasil lá fora.
Bem, se eles não fizeram isto, certamente a mídia fez, principalmente no meio televisivo, que além de mais forte, inclusive em termos de investimento, está mais presente na vida de nós brasileiros.

Os índices de criminalidade não baixaram na mesma proporção com que a mídia inibiu noticias deste caráter.
O que vimos foi uma tentativa de não deixar transbordar para fora aquilo que nós brasileiros incorporamos em nosso cotidiano. Um cotidiano caótico, repleto de violência e corrompido na ética.

Como um bom brasileiro que sou, fiquei satisfeito em saber que a mídia se preocupou em não ofuscar o brilho do evento. Certamente isto conta ponto para o Brasil no cenário mundial, principalmente se temos a intenção de captarmos outros eventos deste porte.
Estes eventos trazem consigo um grande investimento em infra-estrutura ao qual o povo acaba se beneficiando disto.


Teria sido tudo perfeito se não fosse à queda do avião da TAM.
De qualquer forma, só tínhamos duas opções de notícia: Ou Pan ou TAM.
A capacidade da mídia de abafar a criminalidade que assola nosso país em prol de um evento esportivo me assusta.


O que mais estão escondendo de nós?

Você já parou para pensar nisto? .......

3 comentários:

  1. Olá Cristian,
    Então bacana seu texto relacionando o Pan com o acidente com o avião da Tam. Realmente é surpreendente o esforço da mídia no geral em talvez manipular a informação de uma tal maneira de divulgar apenas "aquilo" que eles consideram consistente, importante, sei lá. Valeu, visite meu blog. multimorgana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Christian! O que mais me incomoda nesse tipo de situação não é o que a mídia tenta esconder. Nós, pessoas privilegiadas por termos um certo nível de instrução, conseguimos burlar as interferências da mídia e chegar a conclusões próprias sobre a realidade do País e do mundo. O que me entristece é saber que o próprio País - e aí não entra só a mídia, mas também os outros 3 Poderes - preferem manter a grande massa da população em um nível de ignorância que os beneficie. Influenciados pela TV e esquecidos pelo governo, o povo não tem, sequer, base para tecer raciocínios lógicos e simples sobre o que está ao seu redor.
    Acho que cabe a nós, da área da Comunicação, tentar aos poucos reverter esse quadro!
    Adorei seu blog... vou ler sempre!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL Christian!
    É por aí mesmo. E para ressaltar tudo o que você disse sobre o 4º Poder, para quem não viu, assistam "Mera Coincidência"(Barry Levinson). Este retrata bem o que se trata o "desvio de atenções", sendo mais direta: MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÃO.
    =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre este tópico: